Planalto tenta reduzir derrotas no Congresso usando estatais

9/02/2015 22:45

Paulo Silva Pinto



Ao mesmo tempo em que tenta convencer a população de que está agindo para limpar a corrupção que destrói a Petrobras, o governo dá sinais de que vai escancarar as portas das demais estatais para acomodar políticos mais preocupados em ter poder do que em proteger o patrimônio público. Totalmente fragilizada no Congresso Nacional, onde enxergava o potencial de acumular sucessivas derrotas, a presidente Dilma Rousseff avisou que permitirá a livre nomeação nos escalões menores do governo pelas legendas que lhe garantirem fidelidade nas votações de interesse do Executivo, ou seja, vai tentar reduzir entraves, agravando o que está na origem de todos os males do país.

A prática de desviar dinheiro de contratos milionários para campanhas políticas ou diretamente para o bolso de políticos corre o risco de crescer, frustrando quem espera uma grande depuração moral depois do escândalo da Petrobras, o maior até hoje envolvendo uma estatal. “Esse temor sempre faz sentido. O maior problema é que o número de cargos é muito grande e os partidos não têm quadros”, afirmou a professora de Ciência Política Andréa Freitas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Falcatruas
A estratégia é, em larga medida, uma resposta à derrota política fragorosa na eleição para presidente da Câmara, com a eleição do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que disputou o cargo com Arlindo Chinaglia (PT-SP). As estatais preferidas pelos parlamentares são a Eletrobras e os Correios, que, embora não se envolvam em obras tão caras, têm grandes licitações de compras de insumos. É também o caso da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Algumas dessas empresas foram palco de falcatruas recentes (leia quadro).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Fonte:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2015/02/10/internas_economia,470372/planalto-tenta-reduzir-derrotas-no-congresso-com-estatais.shtml

Anúncios

Sobre Blog dos Bancários

Bancário
Esse post foi publicado em Noticias. Bookmark o link permanente.