Sindicato defende representante sindical no BB

Delegada recebe punição da administração da Gecex II e trabalhadores fazem sua defesa

São Paulo – A representante de base, eleita pelos trabalhadores do complexo São João, Juliana Publio Donato de Oliveira, foi punida pelo Banco do Brasil, no final do mês de outubro, com um termo de ciência. O documento previsto pelas instruções do BB sobre disciplina deve ter caráter educativo e o Sindicato não aceita que seja utilizado como forma de coibir a atuação sindical.

A administração da Gecex II, departamento da delegada sindical, aplicou o termo alegando comportamento inadequado e falta de cordialidade na relação com administradores de outros setores no exercício de sua representação. E incluiu no texto que “restringisse sua atuação como delegada sindical ao prefixo da Gecex II (2000)”, tentando impedir Juliana de atuar como delegada em outros andares, departamentos do complexo e demais locais de trabalho.

Segundo o diretor do Sindicato, Ernesto Izumi, a eleição dos representantes no Complexo São João sempre foi realizada para que os escolhidos possam atuar em todo o prédio, uma vez que não há representantes suficientes para toda a base. “É uma conquista que deve ser defendida por todos, pois a partir de 2003 garantiu mais participação e atuação”, reforça.

Nos últimos anos, no entanto, alguns administradores passaram a questionar essa prática com base no acordo coletivo que prevê representação por dependência. “O fato é que, devido a mudanças no banco, há situações que o acordo não dá mais conta de resolver, como a criação de PSOs, as agências onde há três dependências no mesmo local, ou no caso de grandes complexos como o São João. O Sindicato vem discutindo essa questão com o banco, mas ainda não chegamos a um consenso”, informa o dirigente.

Representação – O Sindicato reuniu-se com a Gestão de Pessoas e na segunda-feira 17 o banco confirmou que a frase sobre a limitação à atuação sindical foi excluída, mas o termo contra a funcionária foi mantido e a entidade vai continuar a defender sua representação.

Na reunião de representantes sindicais de base – convocada pelo Sindicato para 7 de novembro com o objetivo de debater saúde do trabalhador e CASSI –, foi aprovada moção de repúdio à administração da Gecex II por esse termo de ciência.

CONHEÇA MAIS SOBRE A REPRESENTAÇÃO SINDICAL NO LOCAL DE TRABALHO

Qual o papel do representante sindical de base?
O representante é o elo entre trabalhadores e a entidade sindical, levando informação aos funcionários e trazendo dados para o sindicato poder elaborar propostas de melhoria das condições de trabalho e direitos. Deve ainda fiscalizar o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e do acordo específico de seu banco, assim como zelar por um ambiente seguro onde haja respeito nas relações de trabalho. O representante deve respeitar as decisões dos bancários tomadas nos fóruns do sindicato, como assembleias, conferências e congressos da categoria.

O que o representante pode fazer pelos funcionários?
Pode realizar reuniões para dialogar com os trabalhadores sobre questões trabalhistas. Ao tomar conhecimento de problemas no local de trabalho, pode intervir para buscar uma solução junto à administração. Caso a solução do problema extrapole a representação local, pode e deve convocar o sindicato para conduzir o caso.

Que garantias tem o representante para atuar?
Para garantir condições de atuação, o representante sindical tem direito a estabilidade no emprego, salvo no caso de demissão por justa causa, que deve ser precedida por processo disciplinar com direito à defesa. Também não pode ser transferido para outra dependência sem a anuência do sindicato. O representante conta com o sindicato, por meio de sua diretoria, departamento jurídico e de saúde, na defesa dos trabalhadores.

Porque é importante valorizar a atuação do representante?
A representação é parte da Organização no Local de Trabalho (OLT). Defender a OLT é lutar pela melhoria das condições de trabalho e pelo respeito aos direitos dos funcionários.

Redação – 24/11/2014
– See more at: http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=9605#sthash.6yNn1ONQ.dpuf

Anúncios

Sobre Blog dos Bancários

Bancário
Esse post foi publicado em Noticias. Bookmark o link permanente.