A profissionalização acaba com isso: E-mail de banco público é usado em favor do PT

O ESTADO DE S. PAULO – SP | POLÍTICA
Adriana Fernandes BRASÍLIA

No trabalho “Com faixas, bandeiras e muita gente vestida de vermelho. Aí seria uma boa oportunidade para fazer uma foto boa” Maria Ronilda de Oliveira FUNCIONÁRIA DO BANCO DO NORDESTE, AO CONVOCAR COLEGAS PARA UMA MANIFESTAÇÃO PRÓ-DILMA

Com a discussão a respeito do papel dos bancos públicos no próximo governo contribuindo para esquentar a temperatura da campanha eleitoral, mais um funcionário de Banco público foi pego usando o e-mail institucional para pedir votos para a presidente Dilma Rousseff, que concorre à reeleição pelo PT. Agora, foi uma secretária do Banco do Nordeste (BNB),Ma-ria Ronilda de Oliveira.

Nacampanha, Dilmatem afirmado que, em caso de vitória de seu oponente, o tucano Aécio Neves, ele irá reduzir o papel dosbancos públicos no fornecimento de crédito à população.

No BNB, Maria Ronilda convoca outros funcionários doban-co vinculado ao Ministério da Fazenda para uma “grande manifestação”, que seria realizada ontem, em defesa das estatais e pela reeleição da presidente.

“Com faixas,bandeiras e muita gente vestida de vermelho. Aí seria a oportunidade para fazer uma foto boa, se conseguirmos juntar gente suficiente”, diz a secretária. Maria Ronilda recomenda que a mensagem seja compartilhada por outros funcionários. No texto, ela informa que dois militantes ficarão na entrada traseira dobanco disponíveis para colar adesivos grandes (para vidros traseiros) nos carros de quem quiser.

O caso foi denunciado pelo assessor econômico do candidato Aécio Neves (PSDB) na campanha, Mansueto Almeida, no seu blog na internet. “É sempre a mesma coisa uso de e-mail institucional para pedir voto para a presidente. Acho que as pessoas que tomam essa atitude ou não sabem que estão infringindo alei ou acham que o partido do governo pode fazer qualquer coisa para ganhar aeleição”, criticao economista licenciado do Ipea.

O BNB informou, por meio de nota, que afuncionáriafoi notificada na tarde de ontem, logo que a mensagem foi identificada. Destaca que o correio eletrônico concedido aos funcionários obedece às normas e deve se restringir, exclusivamente, à finalidade institucional, mas não menciona punições.

Nasemanapassada, o Estado mostrou um outro caso. Uma funcionária da Caixa utilizou o e-mail corporativo dobanco para enviar mensagem a colegas com a ameaça de que o Banco será “privatizado” caso Aécio vença as eleições.

A funcionária foi advertida pelo supervisor direto e teve a conta bloqueada, assim que o Banco teve conhecimento da ação. Servidores do Banco do Brasil também receberam, no e-mail corporativo, mensagem com teor semelhante. Com o título “Tucanos querem acabar com os bancos públicos”, o e-mail partiu do grupo denominado “Unidade BB“, formado por “militantes sindicais e políticos”, ligados à Articulação Sindical, corrente da CUT.

Anúncios

Sobre Blog dos Bancários

Bancário
Esse post foi publicado em Noticias. Bookmark o link permanente.