Sem propostas também na Caixa

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia
Postado: 12 de Set de 2014 – 16h57

Diante da mão de obra escassa, a sobrecarga é inevitável na Caixa. Na teoria, o Sipon (Sistema de Ponto Eletrônico) deveria ser utilizado para evitar a extrapolação da jornada, mas, na prática, não é o que acontece.

O bancário tem de ficar mais tempo na agência para dar conta do trabalho. Sobre o assunto, a Caixa informou que os funcionários fazem, em média, 10,2 horas-extras por mês e que há monitoramento para tentar resolver as situações de excesso.

Outro problema é que, muitas vezes, o empregado registra o ponto, mas, o sistema continua aberto. Durante a negociação, nesta sexta-feira (12/09), o Comando Nacional dos Bancários cobrou o fim da orientação para que o tesoureiro tire duas horas de almoço, devido à necessidade de o funcionário estar na abertura e no fechamento da agência.

A Caixa, no entanto, negou que tenha dado a instrução. A instituição financeira já havia prometido apresentar proposta sobre o tema, mas, até agora, nada. O banco também negou as reivindicações sobre a criação da função de assistente de atendimento social e os critérios de comissionamento.

Em relação à suspensão do incentivo à graduação, a empresa afirma que ocorreu por conta de uma reformulação, mas não informa quando voltará. Presente na negociação, a diretora da Federação da Bahia e Sergipe, Luciana Pacheco, lembra que foi pedido que a Caixa reembolsasse os supervisores de canais com transporte. A empresa ficou de estudar a possibilidade.

Sobre o BIM, vai ser desenvolvida uma nova ferramenta para substituí-lo. Não há definição, contudo, sobre a reestruturação da GIPSO (Gerência de Programas Sociais).

Para Luciana Pacheco, a Caixa não tem tratado a negociação com seriedade. “Tínhamos uma promessa, por exemplo, de que seria apresentada uma proposta de valorização da carreira de TI [Tecnologia da Informação], o que não ocorreu”. Ainda não há data para a próxima negociação.

Anúncios

Sobre Blog dos Bancários

Bancário
Esse post foi publicado em Noticias. Bookmark o link permanente.