Correios serão sócios da Rio Linhas Aéreas

O ESTADO DE S. PAULO – SP | ECONOMIA E NEGÓCIOS

Os Correios divulgaram ontem a intenção de comprar participação minoritária na Rio Linhas Aéreas, de transporte aéreo de cargas, negócio que foi submetido à análise de Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Sem informar a fatia pretendida na operação, os Correios se limitaram a dizer que a participação é relevante.

Com a investida, os Correios querem ter uma empresa controlada para realizar o transporte aéreo da carga postal, após o Tribunal de Contas da União e a Controladoria Geral da União terem recomendado alternativas para o modelo atual, que usa 13 linhas aéreas contratadas na Rede Postal Noturna, a RPN.

Caso o negócio seja aprovado pelo Cade e por órgãos reguladores, entre os quais a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e outros órgãos federais, a expectativa é que a empresa controlada entre em operação ainda no segundo semestre deste ano.

Os Correios afirmaram em comunicado que a Rio Linhas Aéreas mantém o maior número de aeronaves cargueiras do mercado. A empresa acrescentou que desde 2011 os Correios podem adquirir participação acionária em outras empresas, após sanção de lei federal.

“O mesmo modelo proposto pelos Correios é adotado pelos operadores postais da Austrália e da China, países que possuem dimensões continentais como o Brasil”, disse a companhia.

Outros negócios. Recentemente, os Correios receberam aval do Cade para outro negócio, envolvendo parceria em partes iguais com o Banco do Brasil para lançamento do Banco Postal como instituição capaz de oferecer produtos como seguros, Microcrédito e cartões pré-pagos.

Anteontem, a empresa também conseguiu autorização do Ministério das Comunicações para entrar no mercado de telefonia móvel no País. Os Correios poderão atuar como operador virtual. Para isso, a empresa firmará parceria comercial com outras companhias do setor, ou seja, em vez de adquirir radio freqüências e a Infraestrutura necessária, a empresa poderá se associar a operadoras tradicionais para ofertar o serviço.

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