Cadê nosso imposto?

Publicado por Studio Fiscal – 7 horas atrás

Cad nosso imposto

(Imagem: Paulo Macedo)

– O Brasil é mais uma vez penta!

Pela quinta vez consecutiva o Brasil ficou em ultimo lugar num estudo elaborado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), cujo escopo é ranquear o retorno dos tributos pagos pela população em qualidade de vida. Dos 30 países com maior arrecadação tributária (entre eles EUA, Coréia do Sul e Suíça), o Brasil teve o índice mais baixo de retorno de bem estar social.

Dessa constatação vem a máxima: “se os políticos do Brasil não fossem tão corruptos seríamos um País de primeiro mundo”. É óbvia a descrença da população sobre nossos políticos, afinal, em cálculos gerais são cinco meses de trabalho para cumprir as obrigações tributárias, ou, de acordo com a pesquisa do IBPT, trabalhamos quase meio ano sem receber um “tostão” de retorno.

Fugindo da discussão política e afinidades partidárias, percebe-se que a população notou algo errado. Tanto que em recentes manifestações, viam-se faixas questionando “Cadê meu imposto?”. Enfim, isso tem gerado uma reação de aversão ao pagamento de tributos e a opção pelo caminho da evasão fiscal.

No entanto, de longe essa não é a melhor opção. É inconcebível recorrer à Lei de Talião nesses momentos. Olho por olho, dente por dente… Corrupção por corrupção, evasão por evasão. Pensando assim continuaríamos nesse ciclo vicioso vivido desde os tempos áureos do descobrimento, nos idos de 1500. Um País onde se sobrevive e não se vive.

Anúncios

Sobre Blog dos Bancários

Bancário
Esse post foi publicado em Noticias. Bookmark o link permanente.