Setúbal cobra ajuste

CORREIO BRAZILIENSE – DF | ECONOMIA

» PAULO SILVA PINTO ENVIADO ESPECIAL

São Paulo – O presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, está convencido de que o governo precisa melhorar a condução da política econômica, de modo que o país esteja mais bem preparado para enfrentar a nova fase da crise global, que tem como epicentro os países emergentes. “O Brasil precisa fazer a lição de casa, o que passa por um ajuste fiscal mais forte”, afirmou.

O banqueiro não especificou, porém, qual o nível de superavit primário (economia para o pagamento de juros da dívida) que ele considera mais adequado para que o Brasil retome a confiança dos investidores. Em conversa com analistas de mercado, técnicos do Ministério da Fazenda e do Banco Central têm ouvido a recomendação de que o governo poupe pelo menos 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para reduzir o endividamento público e evitar que o país seja rebaixado pelas agências de classificação de risco. No passado, o superavit foi de 1,9% do PIB, frustrando todo mundo.

Para Setúbal, o mais concreto, agora, é contar com a melhora das condições fiscais somente a partir de 2015, uma vez que não se espera que o governo corte gastos em ano de eleição presidencial. “Não acredito em nenhuma mudança na política econômica neste ano”, ponderou. Ele frisou, contudo, que as eleições não embutem muitas incertezas. “Elas afetam as expectativas, mas acredito que haverá a volatilidade do passado, como em 2002 (quando Lula foi eleito), por exemplo. O mercado entende que o Brasil não vai mudar da noite para o dia”, afirmou.

Em Brasília, ao tomar posse como ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e sua antecessora, Gleisi Hoffmann, fizeram uma defesa veemente da equipe econômica. Mesmo sendo criticado pelo mercado por ter patrocinado a “contabilidade criativa” nas contas públicas, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, foi citado pela ex-ministra. “Agradeço à equipe do Ministério da Fazenda, ao ministro Guido Mantega e, em especial, ao Arno Augustin, que nunca mediu esforços para ajudar”, disse ela.

Anúncios

Sobre Blog dos Bancários

Bancário
Esse post foi publicado em Noticias. Bookmark o link permanente.