Itaú ganha R$ 4 bilhões no 3º trimestre, maior lucro da história dos bancos

Do UOL, em São Paulo

29/10/201307h40 > Atualizada 29/10/201307h52
O Itaú Unibanco, maior banco privado do país, divulgou nesta terça-feira (28) lucro líquido de R$ 4,022 bilhões no 3º trimestre, alta de 17,8% em relação ao mesmo período do ano passado (quando ganhou R$ 3,412 bilhões). Em relação ao lucro do 2º trimestre, que foi de R$ 3,583 bilhões, o banco registrou alta de 12,25%.

MAIORES LUCROS DE BANCOS NO 3º TRIMESTRE

Banco Lucro (em R$ bilhões) Ano
Itaú Unibanco 4,022 2013
Itaú Unibanco 3,807 2011
Itaú Unibanco 3,372 2012
Bradesco 3,064 2013
Itaú Unibanco 3,034 2010
Banco do Brasil 2,945 2011
Bradesco 2,862 2012
Bradesco 2,815 2011
Banco do Brasil 2,728 2012
Banco do Brasil 2,625 2010
Fonte: Economatica
No mesmo sentido, as despesas com provisões para devedores duvidosos recuaram 7,6% para R$ 4,53 bilhões no período.

O Retorno Sobre Patrimônio Líquido anualizado (ROE), medida de rentabilidade para bancos, foi de 20,8%, ante 17,5% no mesmo intervalo de 2012.

A carteira de crédito (incluindo avais e fianças) encerrou o terceiro trimestre em R$ 456,5 bilhões, alta de 9,3% ante o mesmo trimestre do ano passado.

É o maior lucro na história do setor para o período, segundo levantamento da consultoria Economatica.

Com isso, no acumulado do ano, o Itaú registra ganhos de R$ 11,222 bilhões.

O resultado foi beneficiado pela queda na inadimplência. A taxa de inadimplência de operações vencidas há mais de 90 dias ficou em 3,9% no terceiro trimestre, um recuo ante os 4,2% do trimestre imediatamente anterior e os 5,1% do período de julho a setembro de 2012.

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Itaú reforça aposta no mercado de cartões

O Itaú Unibanco reforçou seu foco no setor de cartões ao anunciar no início do mês o lançamento de uma bandeira nacional de cartão de crédito chamada Hiper, que será aceita em toda a rede Redecard, e foi criada a partir da experiência do banco com a bandeira já existente Hipercard.

A intenção é atingir consumidores de diferentes classes sociais, inclusive os brasileiros que contam com cartões de bandeiras internacionais, pois o público nacional tem o costume de utilizar diferentes cartões.

Segundo o banco, o Hiper tem uma base potencial de 40 milhões de clientes, sendo aceita em mais de um milhão de estabelecimentos credenciados pela Redecard. Os não-correntistas também são alvo da instituição.

(Com agências)

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