Bancário fecha mais de 6 mil agências

O GLOBO – RJ | ECONOMIA

Cerca de 30% das agências do país aderiram à greve, diz entidade sindical. No Centro do Rio, foram 200

Paralisação. Agência do Itaú na Av. Rio Branco em greve: bancários querem 11,9% de reajuste

Luiz Ackermann/”Extra”

SÃO PAULO e rio

No primeiro dia da greve da categoria, os bancários fecharam 6.145 agências (cerca de 30% do total) e centros administrativos de bancos ontem em todo o país, de acordo com balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). A paralisação prossegue hoje e deve continuar na próxima semana, uma vez que a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) não deu qualquer indicação de retomar as negociações salariais com a categoria.

No Centro do Rio, cerca de 200 agências bancárias não funcionaram ontem. Os sindicalistas estão programando passeata na cidade, provavelmente na próxima terça-feira, a partir das 16h.

Os bancários reivindicam reajuste de 11,93%, valorização do piso salarial, maior participação nos lucros, empregos e fim da rotatividade e das terceirizações. Também querem melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades.

Na semana passada, a categoria rejeitou em assembleias a proposta de reajuste de 6,1% da Fenaban, índice que repõe a inflação pelo INPC e é muito inferior aos 11,93% pleiteados pela categoria. Procurada, a Fenaban não quis comentar os números da paralisação divulgados pela Contraf e tampouco a possibilidade de fazer nova proposta aos empregados.

– Esse foi só o primeiro dia. Daqui em diante a adesão será maior – afirmou Juvandia Moreira, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que ontem contabilizou 571 agências e centros administrativos fechados.

Os petroleiros também anunciaram um calendário de mobilizações e ações políticas, inclusive uma greve nacional de 24 horas no dia 3 de outubro, quando a Petrobras completa 60 anos. (Roberta Scrivano e Thamara Laila)

Anúncios

Sobre Blog dos Bancários

Bancário
Esse post foi publicado em Noticias. Bookmark o link permanente.