Assembleia nesta quarta 18 para ratificar e organizar a greve

Ter, 17 de Setembro de 2013

Será às 19h, na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul

Diante das recorrentes negativas dos banqueiros às reivindicações dos bancários, a categoria não tem outra saída senão a greve por tempo indeterminado. Para organizar e definir os rumos do movimento, o Sindicato realiza nova assembleia geral nesta quarta-feira (18), às 18h30, em primeira convocação, e às 19h, em segunda e última convocação, também na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul.

“Esperamos que até a próxima quarta-feira (18) os bancos apresentem uma proposta à altura do esforço e dedicação dos bancários. Caso contrário, nós, trabalhadores, estamos preparados para fazer um grande movimento em defesa do emprego e por melhores condições de trabalho”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

A greve que será iniciada nesta quinta-feira (19) promete ser uma das mais fortes já realizadas pelos bancários, única categoria do país com uma convenção coletiva nacional. “Com a colaboração de cada um dos bancários e bancárias, poderemos avançar nas conquistas. Venha participar do nosso movimento por emprego decente e qualidade de vida. Vem pra luta, bancário”, convocou a secretária de Imprensa do Sindicato, Talita Régia.

Greve legítima

Para uma greve ser legítima, o Sindicato precisa cumprir uma série de preceitos legais – previstos na Lei 7.783/89 (também conhecida como lei de greve). A assembleia realizada na quinta-feira (12) – que rejeitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e deliberou o indicativo de paralisação da categoria – atende ao prazo mínimo de 72 horas de antecedência que garantem a sustentação jurídica para qualquer ato em que os trabalhadores interrompam suas atividades.

Calendário de luta

O Comando Nacional, reunido ao final da negociação com a Fenaban, ocorrida na quinta-feira (5), em São Paulo, aprovou o seguinte calendário de luta:

17 e 18 – Todos a Brasília para pressionar os deputados federais durante a audiência pública sobre o PL 4330 no plenário da Câmara.

18 – Assembleia organizativa para encaminhar a greve.

19 – Deflagração da greve nacional dos bancários por tempo indeterminado.

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília

Anúncios

Sobre Blog dos Bancários

Bancário
Esse post foi publicado em Noticias. Bookmark o link permanente.